Receita de sopa creme de abobrinha da mamãe

IMG_2724

Sim, minha mãe tem blog. Não apenas um, mas dois blogs que são as coisas mais fofas desse universo online. Um deles, inclusive, é meu concorrente. O Peripécias na Cozinha é o blog de receitas da minha mãe – que, sem falsa modéstia, é a melhor cozinheira do mundo. É, com minha mãe é assim: em vez de eu ter um caderninho de receitas escritas à mão e copiadas de um livro embolorado dela, tenho todo um blog para me inspirar! Foi o caso dessa sopa creme de abobrinha. Eu ando numa fase meio abobrinhas (mais receitas em breve), e nesses últimos dias cinzas de primavera fria (GRAÇAS A DEUS), me bateu vontade de fazer uma sopa creme de abobrinha como a que a minha mãe faz. Não precisei nem discar. Bastou abrir o blog dela e procurar. Ah, as maravilhas do mundo moderno! Então, pra hoje não tem receita gringa, nem sofisticada nem cheia de traduções, não. Hoje tem receita gostosa, cheia de tradições. Aproveite.

—-

A receita original você encontra aqui. Vem do blog Peripécias na Cozinha.

sopacremede-mandioquinnha

O PROCESSO:

  • Primeiro, você olha a foto acima (foto da sopa da minha mãe, junto com pãezinhos feitos por ela), compara com a minha e chora. Porque não, de jeito nenhum, aquele pãozinho de milho da Panco NUNCA VAI CHEGAR AOS PÉS (ou seria miolos?) do pão da dona Marilúcia. Mas era o que eu tinha pro dia. Essa vida de quem saiu da casa dos pais com 17 anos sem pensar na quantidade de pães caseiros que perderia para sempre etc.

IMG_2725

  • Aí você respira fundo, faz a receita e se depara com o que sua mãe escreveu: “Acrescente creme de leite. Você é quem decide a quantidade. Prefiro colocar só meia caixinha para a receita ficar menos calórica.” É lógico que eu, filha rebelde de mãe natureba (que nunca me deixou levar Ruffles na escola), vou à desforra: “meia caixinha, é? QUE TAL UMA CAIXINHA INTEIRA?” – e despejo a caixa de creme de leite na panela, com um sorriso de triunfo.

IMG_2721

  • Foi tanto creme de leite que a sopa ficou branca. :(

IMG_2722

  • Ah! E eu não tinha tablete de caldo de galinha em casa, coisa que eu nunca imaginei que minha mãe natureba usasse (foi tipo choque, sabe?). No lugar do caldo de galinha, coloquei bacon. Porque sou assim, ousada.

  IMG_2708

O QUE EU APRENDI: que mesmo longe mãe sempre sabe mais.

TENTARIA DE NOVO? sim, vou fazer para meus filhinhos. :)

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Sopa Creme de Abobrinha da Mamãe

INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas lavadas, com casca, cortadas em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • um punhado de salsa e cebolinha
  • 2 folhas de louro
  • bacon à vontade
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de maizena diluída em 2 colheres (sopa) de água
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 2 copos de água fervente

IMG_2719

MODO DE FAZER

Frite o bacon no azeite.

Em seguida, acrescente a cebola, o alho e o louro e refogue gostoso.

Acrescente a abobrinha, salsa e cebolinha.

Coloque 2 copos de água fervente e tampe, na panela de pressão.

Depois que ferver, espere 5 minutos e destampe a panela.

Coloque tudo no liquidificador (tire o louro antes) e bata até virar um creme.

Volte o creme para a panela, prove e acrescente sal e pimenta do reino.

Quando estiver fervendo, coloque a maizena, espere engrossar um pouquinho e desligue o fogo.

Acrescente o creme de leite.

IMG_2715

IMG_2714

IMG_2710

IMG_2716

—-

E este é meu fogão rosa. Eu que pintei. Um fracasso, mas um fracasso lindo, vai.

Tem alguma sugestão de receita? Gostou da sopa? Odeia sopa? Deixe um comentário! :)

One thought on “Receita de sopa creme de abobrinha da mamãe

  1. Gostei das fotos e também da iniciativa. Parabéns. Com bacon também deve ter ficado boa. E olha que progresso legal: tem gente que nunca usou panela de pressão e nem sabe comprar abobrinhas.
    beijin da mami

Leave a Reply

