Caramelised White Chocolate Éclairs | Receita de calda de caramelo de chocolate branco

IMG_1485

Essa receita é de antes deste blog existir, por isso você vai perceber que tem poucas (ou duas) fotos. É que continuo em falta de paciência para criar na cozinha, e é o que temos para hoje. :) Imagine você: eu, euzinha, tentei fazer uma bomba de chocolate. Para um jantar na casa da minha prima. Sem nunca ter feito uma bomba de chocolate na vida. E com pressa. Com toda a ironia possível, o resultado dessa receita de bomba só podia mesmo ser uma catástrofe. Mas a receita envolvia chocolate branco caramelizado com flor de sal (que eu tinha acabado de comprar) e me apaixonei tanto por ela que, como sempre faço na vida, disse cegamente: VAI DAR CERTO (sou dessas que acredita que basta querer muito, que qualquer coisa dá certo). Bem, descobri que no caso da arte de cozinhar isso NEM SEMPRE FUNCIONA. O jantar estava marcado para às 21h. Apareci na casa da minha prima 23h, com cara de choro, um saco de muffins comprados no mercado, um tupperware com a calda de caramelo dentro. E um namorado constrangido.

—-

A receita original, em inglês, você encontra aqui. Vem do blog Poires au Chocolat.

original

O PROCESSO:

  • O segredo dessa receita é dar tudo errado. Basicamente, não acertei a massa, então decidi pular essa parte. No meio do processo, desencanei de fazer uma bomba de chocolate e foquei apenas no recheio dela. Ou seria cobertura? O que eu acabei fazendo foi o seguinte: confundi o modo de fazer do recheio com a cobertura. Misturei os dois. E me vi batendo uma clara em neve com chocolate derretido que ESTRANHAMENTE nunca ficava no ponto.
  • Tá bom pra você? Não tem nem muito o que falar não, a coisa é trágica mesmo. Mas a parte boa é que, entre mortos e feridos (e louças melecadas), não é que a calda em si ficou gostosa? Ponto para minha teoria do qualquer coisa com vontade dá certo.
  • Ou pelo menos não dá completamente errado, vai.

IMG_1483

O QUE EU APRENDI: nunca NUNCA NUUUNNCAAA faça uma receita nova com horário marcado.

TENTARIA DE NOVO? sim, mas não lembro bem como fiz.

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Calda de Caramelo de Chocolate Branco

1 tablete de chocolate branco

1 pitada de flor de sal

150g de creme de leite

1 colher de chá de baunilha

1 ovo

Modo de fazer

Corte o chocolate branco em pequenos pedaços, coloque-os numa forma e enfurne no forno.

De 5 em 5 minutos, abra o forno e vá mexendo o chocolate para que ele não queime.

Quando ele estiver com esse lindo tom amarelado da foto, tire do forno e misture com o sal.

Deixe esfriar.

Bata o ovo até ele ficar bem misturadinho.

Misture com o chocolate.

Acrescente o creme de leite e a baunilha e misture bem.

Se faltou alguma coisa, adicione até ficar parecido com o da foto, porque a essa altura eu não lembro se enfiei mais coisa no meio da receita! :D

Use a calda para colocar em bolos, comer com biscoitos e o que você mais quiser.

(A receita de hoje foi chocolate branco, mas tá mais pra café com leite, né?)

—-

Tem alguma sugestão de receita? Achou o ó? Deixe um comentário! :)

Leave a Reply

