“Pouding à la vanille et aux fruits rouges” ou bolinho molhado de morango

IMG_2404

Fiz essa receita num sábado sagrado pra mim, uma vez no ano em que fico em casa pensando em coisas bonitas e me preparando para um evento religioso à noite. Um dia em que não devo me estressar, e evito ver filmes ou coisas que me desviem da minha meditação. E sei de uma coisa: cozinhar me ajuda a meditar muito. Assim como tocar piano, pra mim, cozinhar é uma dessas coisas saborosas que me faz esquecer qualquer problema da vida. Aí decidi dar um jeito nos morangos que estavam na geladeira, já quase estragadinhos. Sabe quando eles ficam molhados e prontos pra virar geleia? Então. Decidi ver o que eu poderia fazer e que ficasse menos sem graça que geleia, pura e simples. Encontrei esse bolinho molhado fácil de fazer – e super gostosinho!

—-

A receita original, em francês, você encontra aqui. Tirei do Pinterest e vem do blog Confessions d’une gourmande.

original

O PROCESSO:

  • Antes que você pergunte, fiz uma substituição, sim. Na receita original, eles sugerem framboesas. Como framboesas são coisas bastante caras aqui no Brasil, imaginei que não seria pecado algum trocá-las pelos meus morangos murchinhos. Nada grave, pois o próprio nome da receita diz “frutas vermelhas”. Portanto, imagino que qualquer fruta que se enquadra nesta categoria fica gostosa aqui.

IMG_2389

  • Essa é a receita com o processo mais simples do planeta. Para sua (in)felicidade, nada deu errado, e virei a receita em menos de 10 minutos! Claro que, na minha eterna pressa, errei um pouco a ordem dos ingredientes, mas nadinha que tenha estragado a receita final.

IMG_2392

  • Me assustei com a pequena quantidade de ingredientes, mas ela está correta. E resista à tentação de jogar mais farinha na massa, que ela fica bem líquida, mesmo.

IMG_2393

  • O ideal é assar em rammequins, que são tipo potinhos que vão ao forno. Essa receita rende 2 rammequins. No meu caso, usei uma forma bem pequenina que tenho em casa, e coube tudo nela.

IMG_2394

  • O divertido foi imaginar como ficaria a textura final do quitute depois de assado , porque a foto original, apesar de muito bonita com todo esse esquema charmoso do bolinho no copo, não diz muita coisa. Fui acompanhando o bolinho assando no meu forno cor de rosa (sim, eu que pintei!), com muita ansiedade.

IMG_2395

  • No fim, a textura é mesmo a de um bolo bem molhadinho. Quase massa de cupcake, mas com menos margarina. Muito interessante!

IMG_2397

O QUE EU APRENDI: realizei um sonho! Tentei duas vezes colocar morango, picado ou em purê, na massa de bolos, mas sempre acabava uma coisa sem graça, assada e sem gosto. Com essa receita, descobri que quando os morangos estão inteiros e não assam tanto, acabam virando algo parecido com geleia, e ficam uma delícia!

TENTARIA DE NOVO? pra caramba! Fica muito bonito, diferente e saboroso. E dá pra testar com mil frutas. A única coisa que vou mudar é adicionar um pouco mais de açúcar, mas é porque sou meio formiga, mesmo.

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de bolinho molhado com morangos

1 xícara de morangos, inteiros, bem maduros
quase 1/3 de xícara de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 de xícara de manteiga bem molinha
quase 1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher (sopa) de extrato de baunilha
1/3 xícara de leite

(essas frações são muito chatinhas e não muito exatas, acabei indo bastante no olhômetro)

IMG_2398

Modo de fazer

Misture a farinha, o fermento e uma pitada de sal em uma tigela.

Derreta a manteiga, em seguida, adicione o açúcar e bata até que a mistura embranqueça. Misture o ovo batido.
Adicione o extrato de baunilha e misture novamente.

Junte essa mistura líquida com a mistura seca, jogando o leite, aos poucos.

Coloque os morangos no fundo do rammequin (no meu caso, da forma), untado (unto com margarina e açúcar). Despeje a massa do bolo por cima deles.

Deixe assar, até que, ao enfiar um garfo no meio do bolo, ele saia limpo.

IMG_2399

IMG_2402

IMG_2408

IMG_2410

Alguém aí já está imaginando como fica com chocolate na massa? Sei que eu já.

—-

Tem alguma sugestão de receita? Achou gostoso? Deixe um comentário! :)

One thought on ““Pouding à la vanille et aux fruits rouges” ou bolinho molhado de morango

Leave a Reply

