“Mushroom Skewers” ou Cogumelos grelhados

IMG_2292

Cheguei da pós 23h e tralalá. Normalmente, o namorado busca, mas ele está viajando e resolvi celebrar minha noite de terça feira solteira. Com um frisante que meus pais trouxeram em casa no dia dos pais. E uma receitinha. Sim, porque sou dessas que começa receita meia noite sem antes ver o preparo dela. E depois ainda reclama que não consegue levantar no dia seguinte para ir à academia às 6h15. Enfim. Mas é que esse horário é uma desgraça. Eu almoço pouco e me engano com um iogurtinho grego no meio da tarde. Das 17h30 às 23h fico de estômago vazio, já que não sou muito fã de salgadões de cantina de faculdade. Aí chego em casa morrendo de fome, mas bem consciente de que não se come nada pesado essa hora. Abri a geladeira e não tinha ovo. Abri o freezer e só tinha uns congeladinhos da mamãe – todos refeições, nada com cara de lanchinho de madruga. Até que vejo que sobrou, em um recôndito da geladeira, um pedacinho de torta de carne moída que tinha sobrado da marmita. Eureca! Tudo o que ela precisava de um acompanhamento. Olhei para o pote cheio de champignons e logo pensei: é hoje que faço aquela receita que salvei no painel que fiz pra me incentivar a comer coisas mais saudáveis (é uma tentativa de mostrar pra mim mesma que existe mais coisa além de alface numa salada). O resultado: um acompanhamento tão bom que não sobrou um cogumelinho pra contar a história.

—-

A receita original, em inglês, você encontra aqui. Tirei do Pinterest e vem do blog dinners & dreams, de comida marroquina!

original

—-

O PROCESSO:

  • O ingrediente misterioso da vez foi um tempero chamado harissa – que pra mim é nome de filha de celebridade B.  Mas descobri que harissa é um “conjunto de temperos e ervas”. Adoro esses ingredientes que são um conjunto de temperos. Significa que posso inventar o meu. Ora, é um conjunto de temperos e ervas, é minha harissa e faço dela o que eu quiser.

IMG_2287

  • Achei engraçado que não vai sal na receita, mas coloquei um bocadinho, porque gastei uma fortuna nessa flor de sal toda fresca, e tudo fica mais chique com ele (mas também porque o alecrim que inventei de botar na minha harissa deu uma adocicada irritante no gosto e senti falta de um equilibriozinho).

IMG_2289

 

  • É claro que a receita pede pra deixar marinar os cogumelos por cerca de 30 minutos, no mínimo. Deixei por uns 15, enquanto adiantava esse post. Acho que marinado de verdade deve ficar ainda mais saboroso! É claro que a receita original fala para você fazer espetinhos de cogumelo. Eu só tinha palitos de dente, e usei todos pra tentar tirar uma foto pra vocês, como podem ver na foto acima. Acho que espetinho de verdade TAMBÉM deve ficar ainda mais saboroso.
  • Dica fundamental pra quem, como eu, não tem a cozinha equipada: receitas de coisas grelhadas, sem grelha em casa, são resolvidas com uma panela bem quente e nada muito molhado nela. Portanto, se esse for o seu caso, nada de jogar os cogumelos com todo o molho na panela. Queremos cogumelos grelhados, não cozidos.

—-

IMG_2291

O QUE EU APRENDI: champignons também ficam bons como prato principal! Ah, e que algum duende maluco anda comprando alecrim e colocando na minha geladeira.

TENTARIA DE NOVO? sem dúvida! Dessa vez, tentando fazer um espetinho mesmo e colocando no forno!

E QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de cogumelos grelhados

ingredientes
1/2 colher (sopa) de mix ervas da sua preferência (tomilho é uma boa pedida – não recomendo alecrim)

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (sopa) de flor de sal

1 vidrinho médio de champignons grandes (ou outro cogumelo que você goste)

Modo de fazer

Misture as ervas, o azeite e o vinagre.

Coloque no molho os cogumelos, cortados ao meio. Deixe todos ficarem molhados.

Deixe marinar por 30 minutos.

Coloque os cogumelos na panela quente – ou no forno – por 10 minutos, virando os bichinhos de lado na metade do tempo.

IMG_2290

Panam! Você acaba de ter um acompanhamento fácil de fazer e bem gostoso! Dizem que um sanduíche disso fica sensacional. É minha próxima tentativa!

—-

Tem alguma sugestão de receita? Achou gostoso? Deixe um comentário! :)

One thought on ““Mushroom Skewers” ou Cogumelos grelhados

Leave a Reply

