“Chocolate M&M Cookies” ou Cookies felizes de chocolate

img_2004

Dia desses eu e o namorado decidimos assistir a um dos filmes favoritos dele. Evil Dead, aquela coisa estranha com o Bruce Campbell e que ele ama demais.  Ele estava todo empolgado, querendo me mostrar o sanguinolento filme de sua vida – e eu, quase sempre no clima A Noviça Rebelde, quis fazer um quitute para acompanhar tão importante ocasião. Cookies são coisas espantosamente fáceis de fazer. A única coisa que demandam é uma certa paciência para você esperar várias fornadas (no caso, uma bela desculpa para escapar do filme de vez em quando…), não queimar nenhuma, nem deixar os biscoitinhos semicrus. E são bonitinhos. São tão carismáticos e presenteáveis quanto cupcakes, mas muito mais gostosos. Veja bem, eu gosto de cupcakes, mas cookies são tão mais versáteis! Servem até como um snack pra devorar vendo um filminho – se você não estiver muito em crise com as calorias, claro. E essa opção com chocolates coloridos no meio ganhou meu coração!

—-

A receita original, em inglês, você encontra aqui. Tirei do Pinterest e vem do blog Dinners, Dishes & Desserts.

cookies_original

—-

O PROCESSO:

  • A grande questão em adaptar receitas gringas que levam chocolate é que nossos chocolates aqui no Brasil têm uma composição mais pobrinha que muitos dos chocolates europeus. Ou a gente usa um chocolate amargo e vai com fé, ou tem que lidar com cacau em pó sem gosto ou confeitos coloridos feitos de gordura hidrogenada. O que não chega a estragar a receita. Mas pode dar algumas surpresas de textura importantes.

img_1987

  • Percebi isso porque resolvi inovar e, em vez de M&M’s, usei Confetti de chocolate preto e branco na receita. Porque estava curiosa para ver se o chocolate branco derretido ficava sucesso no biscoitinho. O resultado? Ao contrário do que eu imaginava, o Confetti preto não derreteu, e o Confetti branco, no forno, não só não derreteu, como mudou de sabor e virou uma bola de gordura doce (veja na foto abaixo – ele é aquela coisa amarelada com cara de monstro do biscoito). Então, a não ser que você queira se aterrorizar com a gordura ingerida e usar os Confettis embolotados como um diminuidor de vontade de comer os cookies (o que é uma técnica bastante válida), use só os de chocolate preto, mesmo. ;)

img_1997

  • Tenho um certo problema com essas receitas muito bonitinhas norte-americanas. Geralmente elas são mais bonitas que gostosas. Esse foi um pouquinho o caso dessa receita do Dinners & Desserts. Mas isso deve ter sido um pouco culpa dos chocolates que usei – e definitivamente também porque eu sou muito mal (ou bem) acostumada com uma receita de cookies que minha mãe faz pra mim desde que nasci. Ela é tão sensacional que acabou elevando muito meus critérios em relação a cookies, desde muito cedo :)

img_1996

O QUE EU APRENDI:  confeitos coloridos ficam a coisa mais fofa em cookies. Preciso só encontrar uma marca de confeitos coloridos com menos gordura hidrogenada e mais cacau!

TENTARIA DE NOVO? sim, adaptando um pouquinho a receita com um pouco da minha receita tradicional de cookies – e acrescentando um pouco de chocolate amargo picado pra dar um toque molhadinho!

QUANDO EU TENTAR DE NOVO, TENTAREI ASSIM:

Receita de Cookies felizes de chocolate

ingredientes
1/2 xícara de margarina

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 ovo

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de chocolate ou cacau em pó

1 colher (chá) de fermento em pó

1 tiquinho assim de sal

2 colheres (sopa) de leite

1/2 barra de chocolate amargo picadinho

1 xícara de confeitos de chocolate preto coloridos (quanto mais caros, melhor :D) – e mais alguns para confeitar

img_1994

Modo de fazer

Bata a margarina e os açúcares até ter uma mistura bem fofinha.

Acrescente a baunilha e os ovos, batendo sempre (eu bato à mão, porque não tenho batedeira e acho que fica mais rústico gostoso. Mas o resultado é praticamente o mesmo).

Em seguida, acrescente a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal.

A massa vai ficar bem compacta, é normal. Jogue as 2 colheres de sopa pra dar uma hidratadinha e misture bem.

Vire a xícara de confeitos coloridos na massa e faça a festa.

OPCIONAL: se quiser, agora é a hora em que você coloca sua massa na geladeira por uns 30 minutos. Na teoria, quanto mais gelada a massa na hora de assar, mais crocantes os cookies ficam. Como eu gosto de cookies macios (e de terminar logo a receita), pulo essa parte.

Unte a forma.

Com uma colher, coloque porçõezinhos da massa na forma, como na foto. Lembre-se: eles vão crescer.

Coloque 1 ou 2 confeitinhos em cima de cada biscoito, para decorar.

Asse cerca de 10 minutos – ou até você sentir cheirinho de biscoito pela casa e perceber que ele pode ser retirado da forma com uma espátula, sem esforço.

Deixe esfriar. Ao sair do forno, o biscoito pode estar meio molinho. Mas conforme vai esfriando, ele fica encorpado.

img_1993  img_1995   img_1998  img_2001 img_2003

Entre uma fornada e outra, devoramos os cookies na mesma tarde. Harmonizamos com cerveja “de chocolate” (na falta do namorado por perto para me falar qual era mesmo o nome desse tipo de cerveja) e também com leite porque estávamos inspirados aquele dia!

—-

Tem alguma sugestão de receita? Conhece algum chocolate branco que fica bom assado? Deixe um comentário! :)

2 thoughts on ““Chocolate M&M Cookies” ou Cookies felizes de chocolate

  1. Pingback: Mix in a Jar | Receita no Pote | cozinhando a internet

Leave a Reply

